Todos os Instrutores da FPKM são certificados por

Brasão Significado

O Brasão criado para simbolizar a Federação Portuguesa de Krav Maga, até agora apenas era utilizado a designação do nome da organização, associada diretamente ao logotipo da Federação Internacional a que esta organização sempre esteve filiada – Federação Europeia de Krav Maga.

A partir deste momento, e por decisão do Fundador da Federação Portuguesa de Krav Maga,  estre Paulo Pereira e após atingir o ultimo grau da sua formação do programa técnico da Federação Europeia de Krav Maga e automaticamente da FPKM, com a graduação máxima de V darga, a FPKM irá passar a ser sempre identificada pelo brasão respectivo.

O Brasão FPKM compreende quatro Elementos

  • Escudo da bandeira portuguesa
  • Armas de defesa (faca e bastão)
  • Cruz florenciada de prata
  • Cinto negro

O tipo de logotipo foi criado com cuidado, não só pelo significado que a FPKM pretende que ele tenha, mas também, pelos elementos que utiliza, nomeadamente o Escudo da Bandeira Portuguesa, um dos símbolos mais importantes do nosso País.

Criamos um Brasão com um estilo clássico e ao mesmo tempo refinado e altamente legível, que foi ainda mais acentuada pelo uso de letras maiúsculas.

Significado dos Elementos

1. Cruz Florenciada

A cruz Florenciada vazia no fundo, tem dois significados, sendo o primeiro uma alusão ao fundador da FPKM, Mestre Paulo Pereira, representado com o mesmo símbolo do nome família Pereira. A segunda referência faz-se à importância do símbolo tradicional nos brasões militares, ficando presente o trabalho do Mestre Paulo Pereira junto do Regimento de Comandos, sendo a FPKM a primeira organização de Krav Maga, a celebrar um protocolo com o Exército Português no âmbito da formação, pelas mãos do seu fundador.

2. Escudo da bandeira portuguesa

3. Cinto Negro

O cinto negro está em volta quer das armas de defesa, da cruz florenciada e do escudo português, representando os valores morais e técnicos do praticante como símbolo máximo do seu conhecimento.Numa das extremidades tem 5 riscas, que representam os cinco programas iniciais e os 5 programas avançados do programa técnico de um praticante de Krav Maga.Na outra extremidade tem representando a origem da modalidade, com o Kaf e o Mem (letras hebraicas) que significam Krav Maga. A sua forma é aquela que a Federação Europeia de Krav Maga utilizam, e que foram criados por Richard Douieb para representar a FEKM por todo o mundo.

Brasão Estratégia de Cores

O sistema de cores reflete uma FPKM rica, dinâmica e multidimensional. FPKM não é mais simplesmente uma Marca “preta e branca” de outros tempos. Usaremos cores Nacionais de maneiras deliberadas como um acesso que o eleva ao status “especial”; um pensamento da nossa história que é reforçado em todas as comunicações.

Branco

A cor branca (prata) contem a virtude da esperança, da pureza , da humildade, da vitória e felicidade.

Preto

A cor preta, de simbologia aos antepassados portugueses, sendo muito utilizada nos brasões de domínio dos portugueses pelo mundo. E representa no nosso símbolo, a prudência e o alerta, a firmeza, paciência e a simplicidade das nossas acções.

Azul

A cor azul dos bastões, representa a lealdade e bondade.