Todos os Instrutores da FPKM são certificados por

Adultos Programa

A Federação Portuguesa de Krav Maga segue um programa técnico completo e progressivo com o objectivo de melhor preparar todos os praticantes desde o desenvolvimento de bases sólidas até às técnicas mais avançadas de defesa pessoal.

O programa técnico foi criado, estudado e posto em prática durante muitos anos seguindo os princípios criados por Imi e defendidos por altos graus da modalidade a nível mundial, sendo ainda hoje constantemente actualizado pelo seu Conselho Técnico e sob a supervisão do Mestre Paulo Pereira, de modo a estar sempre a par com a nossa realidade actual.

FPKM Progressão

A Federação Portuguesa de Krav Maga utiliza  um sistema de progressão de cintos que vai desde o cinto amarelo até ao nível mais elevado de Cinto Negro – V Dan.

O programa técnico evolui em função das situações mais prováveis de ataques ou ameaças reais, progredindo em função do maior risco e da maior dificuldade para o praticante.  No programa mais avançado de cinto negro, além das evoluções de maior dificuldade, estão inseridos os programas mais específicos (protecção de terceiros, defesa contra mais do que um agressor de mãos nuas e armado, assim como os programas estruturados para um emprego profissional especializado (ao nível da segurança privada, segurança policial e o programa Militar (do I ao III nível aprovado para o Regimento de Comandos e reconhecido pelo Exército Português).

 

FPKM Código Moral

Todo o praticante aderente à FPKM, compromete-se a respeitar o código moral e ter sempre um comportamento honesto, não agressivo, e respeitar os regulamentos, estatutos, instrutor e pelo próximo.

Tal como está representado pelas cores do brasão da FPKM, qualquer praticante e Instrutor deve honrar e respeitar os valores que o mesmo representam, como a lealdade, bondade, paciência e  humildade.

Compromete-se ainda a utilizar as técnicas de Krav Maga, exclusivamente durante as aulas, ou em situações em que a sua integridade física e/ou a de terceiros, seja colocada em causa.

Krav Maga Os 7 princípios

Primeiro Princípio e genérico: Prevenção. Evitar estar em situações perigosas.

Segundo principio: O Krav Maga tem como base os reflexos naturais do corpo humano.

Terceiro principio: A partir de qualquer posição, favorecer métodos que envolvam um risco pessoal mínimo.

Quarto principio: Em função da situação, da necessidade ou perigo que o adversário representa, tentar sempre desencorajar o atacante através do diálogo antes de entrar em confronto.

Quinto principio: Atacar sempre as zonas mais frágeis do corpo humano (os olhos, a garganta, a zona genital) para controlar um adversário.

Sexto principio: Aproveitar qualquer objecto que esteja ao seu alcance, bem como as armas naturais do corpo humano.

Sétimo principio: O princípio mais realista: Não há regras, não há limites técnicos, não há proibições. Todos os golpes são legítimos quando se trata de salvar a vida.

Como dizia Imi Litchenfeld:

“Dominar autodefesa tão bem para nunca ter que matar ninguém.”

Onde treinar