Mestre Paulo Pereira

MENSAGEM

Nota do Presidente Set 2015

Caros Praticantes,

No arranque de mais uma época desportiva venho dirigir-me a todos vocês no sentido de passar uma mensagem que eu gostaria de ver espelhada por todo o seio de praticantes e filiados da nossa federação.

No início desta segunda década de existência da FPKM é fundamental percebermos onde nos situamos, o que queremos marcar como prioridade no nosso caminho e acima de tudo com quem teremos a capacidade para percorrer esse mesmo caminho. Aprática do Krav Maga é como o caminho de uma vida: Se queremos ser felizes teremos que ter uma responsabilidade moral sobre os nossos atos. Diariamente nas nossas escolas aprendemos um sistema de defesa pessoal, compreendemos porque utilizamos essas técnicas, repetimos um gesto motor dezenas de vezes, reagimos dentro e fora do tempo normal consecutivamente até encontrarmos um gesto descontraído, bem delineado, no timing certo, com a distância e força adequadas ao ataque que estamos a sofrer. Apesar das técnicas que nos apresentam serem diferentes, este é sempre o mesmo caminho, e aceitamo-lo como o nosso desafio diário, porque alguém com a capacidade e supervisão adequada nos diz para o fazermos.

Um praticante de Krav Maga não é diferente de qualquer outro ser humano, apenas conhece um pouco melhor qual o caminho a tomar perante uma adversidade que poderá colocar a sua vida ou a vida de terceiros em risco. Durante o seu treino, este encontra dificuldades e conhece tudo aquilo que o torna mais vulnerável, conhecendo-se a si próprio e às suas fragilidades para contornar todo o tipo de agressão e ameaça que poderá estar sujeito. No final de cada treino, saí com a tarefa cumprida que trabalhou e melhorou cada aspecto da sua técnica e de todas as reacções necessárias para conhecer e lidar melhor com um ambiente mais hostil do seu dia a dia. Torna-se assim um cidadão mais conhecedor, mais capaz, confiante, e seguro para tomar as melhores decisões nos momentos de maior dificuldade,melhorando o seu bem estar pelo aumento da sua auto-estima e segurança.

A nossa sociedade está cada vez mais violenta, e isso são alterações normais do processo de evolução das sociedades, que ao trazerem-nos mais tecnologia, mais recursos, maiores acessibilidades e facilidades de aquisição nos dão o revés da medalha: um conjunto de alterações a nível da moral do próprio ser humano. A moral é uma regra para orientar a nossa sociedade, e quando ela não existe dificilmente estaremos protegidos.

É esta a mensagem que gostaria de passar a todos vocês no arranque de mais uma época desportiva. Todos aqueles que hoje fazem parte da nossa Federação em Portugal , desta família que nos une há mais de 11 anos em território nacional, praticando diariamente este nosso sistema de defesa pessoal e combate corpo a corpo, temos que ser capazes de olhar para trás e perceber o caminho que já percorremos e com quem o percorremos, e ajudar aqueles que agora o estão a iniciar, e que pretendem chegar onde nós já chegámos. Só assim seremos sempre mais fortes, não nos tornando individualistas mas sim capazes de continuar a trabalhar para um só projecto independentemente da sua dimensão e valor.

Qualquer estrutura e organização vive de números, e a Federação Portuguesa de Krav Maga não fica atrás, fruto do trabalho de todos: é a segunda maior federação dentro da Federação Europeia de Krav Maga depois de França, sendo esta a entidade máxima na Europa dirigida por Richard Douieb, delegado pelo criador da modalidade para desenvolver a nossa modalidade na Europa.Todos nós devemos orgulhar-nos daquilo que construímos, dos que estão e que fazem parte da nossa actualidade, assim como aqueles que por cá passaram e nos ajudaram a construir e usufruíram daquilo que melhor sabemos dar: um ensino de qualidade de Krav Maga.

Praticantes e instrutores da Federação Portuguesa de Krav Maga e Federação Europeia de Krav Maga, que transportam o símbolo mais forte do krav maga na Europa ao peito, devem orgulhar-se e mostrá-lo a todos dentro e fora dos tatamis, pois ele representa trabalho, crescimento e resultados de todos aqueles que fazem parte desta grande família.
Da minha parte, como responsável máximo desta instituição e representante de Richard Douieb e da Federação Europeia de Krav Maga, tudo farei para melhorar os níveis de qualidade do nosso trabalho e poder ajudar todos aqueles que em prol de uma só unidade acreditam e trabalham para o mesmo.

Votos de uma excelente época desportiva 2015-16 para todos, dizendo-vos também que quem percorrer esta época no seio desta família irá chegar ao final da época e irá orgulhar-se do percurso e de tudo o que esta equipa irá proporcionar a todos vocês.

Com os meus melhores cumprimentos,

Paulo Pereira

Presidente e DTN da FPK